Por que se preocupar com fidelizar clientes?
Muito se ouve falar sobre a importância de fidelizar clientes. Mas do que esse trata essa técnica, e principalmente: como ela pode ajudar sua empresa?
A fidelização de clientes é como chamamos a prática de proporcionar uma experiência agradável durante seu serviço a fim de que o cliente volte para sua empresa quando precisar de um serviço similar novamente.
Além disso, o cliente fidelizado tem grande chances de indicar sua empresa para amigos e conhecidos.
A seguir, vamos compreender melhor porque isso é tão importante.
Importância de fidelizar clientes
Com o competitivo cenário atual de mercado, sua empresa precisa se destacar para sobreviver.
O melhor jeito de fazer isso é tendo certeza de que os clientes que você conseguiu sempre voltarão. E mais do que isso: aumentar a possibilidade de um cliente indicar o seu serviço para outras pessoas.
Um cliente fiel gastará muito mais tempo e dinheiro com a sua empresa, aumentando seu valor.
Por exemplo: Imagine que um cliente passe cinco anos comprando com você, gastando uma média de R$ 100,00 por mês. Esse cliente é muito mais valioso do que um que gaste R$ 1.000,00 numa compra e nunca mais volte.
Além disso, um cliente fiel apresenta um valor em termos de publicidade. A recomendação é, afinal, a melhor propaganda.
Se um cliente sente-se valorizado pela sua empresa ele certamente fará recomendações para seus amigos e familiares.
Como fidelizar clientes?
Mas quais são, então, as formas mais eficazes de fidelizar clientes?
Primeiro, é importante conhecer o seu cliente. E então, reconhecê-los.
Vamos dar uma olhada nas características de uma empresa que mais chamam a atenção do consumidor:
1) Atendimento diferenciado
É importante que sua empresa faça o cliente sentir que é valorizado.
Atender com atenção e educação, procurando não sufocar, é o primeiro passo para fidelizar clientes.
2) Economia e bons preços
Cliente algum gosta de sentir que está sendo explorado.
Analisar seu produto e público-alvo e apresentar um preço compatível com ambos é essencial para garantir que o cliente concretize a compra. E principalmente, para garantir que ele volte.
3) Vantagens e Promoções
Quem não gosta de sentir que encontrou um ótimo negócio?
Apresentando vantagens e promoções frequentes, você se destaca da concorrência e oferece motivos a mais para que o cliente volte à sua empresa.
4) Confiança na marca
Construir a sua marca também é importantíssimo.
A fidelização de clientes ocorre de forma mais orgânica se sua marca for estruturada. Possuir uma identidade definida ajuda que o cliente consiga se ver na marca e possibilita a criação de laços.
É importante também que sua marca reflita confiança: um bom histórico em redes sociais e depoimentos positivos é indispensável no mercado atual.
5) Programas de Fidelidade
Um dos fatores mais importantes para fidelizar clientes é apresentar bons motivos para que eles voltem.
Os programas de fidelidade são perfeitos para isso, pois oferecem vantagens exclusivas para clientes fiéis.
A implantação correta desse tipo de programa garante que o seu cliente sinta que a empresa o valoriza e reconhece.
E quanto mais organizado for o programa melhor. Por isso criamos o App Freguês Fiel. Para ajudar sua empresa com essa organização.
O App elimina a necessidade de cartões impressos, carimbos, adesivos e outras inconveniências.
O aplicativo Freguês Fiel também permite que você gerencie sua base de clientes, permitindo que você conheça melhor seu público-alvo.
Além disso, é mais conveniente para seu cliente e aumenta a segurança do programa.
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Mariana Colpo Castro
Fundadora da Plataforma Freguês Fiel