Por que se preocupar com fidelizar clientes?

Muito se ouve falar sobre a importância de fidelizar clientes. Mas do que esse trata essa técnica, e principalmente: como ela pode ajudar sua empresa?

A fidelização de clientes é como chamamos a prática de proporcionar uma experiência agradável durante seu serviço a fim de que o cliente volte para sua empresa quando precisar de um serviço similar novamente.

Além disso, o cliente fidelizado tem grande chances de indicar sua empresa para amigos e conhecidos.

A seguir, vamos compreender melhor porque isso é tão importante.

Importância de fidelizar clientes

Com o competitivo cenário atual de mercado, sua empresa precisa se destacar para sobreviver.

O melhor jeito de fazer isso é tendo certeza de que os clientes que você conseguiu sempre voltarão. E mais do que isso: aumentar a possibilidade de um cliente indicar o seu serviço para outras pessoas.

Um cliente fiel gastará muito mais tempo e dinheiro com a sua empresa, aumentando seu valor.

Por exemplo: Imagine que um cliente passe cinco anos comprando com você, gastando uma média de R$ 100,00 por mês. Esse cliente é muito mais valioso do que um que gaste R$ 1.000,00 numa compra e nunca mais volte.

Além disso, um cliente fiel apresenta um valor em termos de publicidade. A recomendação é, afinal, a melhor propaganda.

Se um cliente sente-se valorizado pela sua empresa ele certamente fará recomendações para seus amigos e familiares.

Como fidelizar clientes?

Mas quais são, então, as formas mais eficazes de fidelizar clientes?

Primeiro, é importante conhecer o seu cliente. E então, reconhecê-los.

Vamos dar uma olhada nas características de uma empresa que mais chamam a atenção do consumidor:

1)  Atendimento diferenciado

É importante que sua empresa faça o cliente sentir que é valorizado.

Atender com atenção e educação, procurando não sufocar, é o primeiro passo para fidelizar clientes.

2)  Economia e bons preços

Cliente algum gosta de sentir que está sendo explorado.

Analisar seu produto e público-alvo e apresentar um preço compatível com ambos é essencial para garantir que o cliente concretize a compra. E principalmente, para garantir que ele volte.

3) Vantagens e Promoções

Quem não gosta de sentir que encontrou um ótimo negócio?

Apresentando vantagens e promoções frequentes, você se destaca da concorrência e oferece motivos a mais para que o cliente volte à sua empresa.

4) Confiança na marca

Construir a sua marca também é importantíssimo.

A fidelização de clientes ocorre de forma mais orgânica se sua marca for estruturada. Possuir uma identidade definida ajuda que o cliente consiga se ver na marca e possibilita a criação de laços.

É importante também que sua marca reflita confiança: um bom histórico em redes sociais e depoimentos positivos é indispensável no mercado atual.

5) Programas de Fidelidade

Um dos fatores mais importantes para fidelizar clientes é apresentar bons motivos para que eles voltem.

Os programas de fidelidade são perfeitos para isso, pois oferecem vantagens exclusivas para clientes fiéis.

A implantação correta desse tipo de programa garante que o seu cliente sinta que a empresa o valoriza e reconhece.

E quanto mais organizado for o programa melhor. Por isso criamos o App Freguês Fiel. Para ajudar sua empresa com essa organização.

O App elimina a necessidade de cartões impressos, carimbos, adesivos e outras inconveniências.

O aplicativo Freguês Fiel também permite que você gerencie sua base de clientes, permitindo que você conheça melhor seu público-alvo.

Além disso, é mais conveniente para seu cliente e aumenta a segurança do programa.

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Mariana Colpo Castro
Fundadora da Plataforma Freguês Fiel

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