Como criar um programa de fidelidade de sucesso?
Criar um programa de fidelidade é uma das melhores formas de aprimorar o relacionamento do cliente com a sua marca.
Ainda assim, nem sempre é fácil pensar em todos os detalhes. Se um programa de fidelidade for mal planejado o tiro pode sair pela culatra.
A forma mais popular de criar um programa de fidelidade é oferecer prêmios e vantagens para clientes regulares da empresa.
Criar um programa de fidelidade de sucesso gira em torno de quatro elementos principais.
A seguir confira quais as características que vão alavancar a fidelização de clientes na sua empresa:
Simplicidade
Para que exista aderência do cliente, ele não pode se sentir confuso com o programa. O melhor sistema normalmente é o de pontuação, que pode ser trocada por serviços ou descontos.
O ideal é manter o sistema de pontuação conciso e usar números arredondados.
Por exemplo, a cada dez pontos, um desconto de R$10 reais. Esse exemplo funcionaria melhor do que algo do tipo: A cada 132 pontos, um desconto de 13%.
Quanto menos contas e análises o cliente precisar fazer para entender suas vantagens, melhor.
Procure, também, evitar cadastros muito longos e exigindo dados demais do cliente. Qualquer coisa que requeira mais do que um e-mail, nome e CPF tende a diminuir aderência drasticamente.
Prêmios Relevantes
Ninguém quer participar de um programa de vantagens com péssimas vantagens.
No momento de criar um programa de fidelidade, é importante garantir que os prêmios e descontos oferecidos são interessantes para o cliente.
No caso de prêmios e brindes, o ideal é que estejam relacionados ao serviço que você oferece sempre. Isso também se conecta com a simplicidade do plano. Se uma loja de sorvetes distribui como brinde óculos para cinema 3D, o cliente ficará confuso.
Falando dos descontos, o cliente deve sentir que os pontos gastos valeram a pena. Um desconto muito baixo faz com que o cliente não se sinta incentivado a acumular pontos ou fazer o registro no programa. Um desconto muito alto, por outro lado, pode prejudicar o orçamento do seu negócio.
Planeje-se com cuidado.
Responsabilidade
Cuidado com a forma de lidar com os dados coletados em cadastros.
A preocupação com a privacidade hoje é maior do que nunca, e seu cliente provavelmente se preocupa com isso também.
Usar os e-mails coletados para enviar informativos não solicitados é uma prática mal vista, que afasta clientes fiéis e inibe novos cadastros.
Sempre inclua no cadastro uma pergunta autorizando o envio de material de marketing!
Além disso, é necessário que os dados sejam guardados com segurança para que não haja vazamentos.
Mais um motivo para a regra da simplicidade: Quanto menos dados você precisar armazenar, melhor.
Alcance
Mesmo o melhor programa de fidelidade vai falhar se não houve aderência.
As pessoas precisam ficar sabendo que a sua empresa oferece vantagens. A tecnologia é uma ótima plataforma para isso.
O App Freguês Fiel oferece uma plataforma onde você pode cadastrar o programa de vantagens da sua empresa. Isso não só ajuda na sua organização e no manuseio de dados, como diminui custos com impressão de cartões, adesivos e confecção de carimbos.
Mas principalmente, a plataforma permite que você atinja muito mais clientes.
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Se interessou em fidelizar seus clientes? Aprenda mais sobre o que você pode fazer com outros artigos no nosso blog:
Mariana Colpo Castro
Fundadora da Plataforma Freguês Fiel