Como criar um programa de fidelidade de sucesso?

Como criar um programa de fidelidade de sucesso?

Criar um programa de fidelidade é uma das melhores formas de aprimorar o relacionamento do cliente com a sua marca.

Ainda assim, nem sempre é fácil pensar em todos os detalhes. Se um programa de fidelidade for mal planejado o tiro pode sair pela culatra.

A forma mais popular de criar um programa de fidelidade é oferecer prêmios e vantagens para clientes regulares da empresa.

Criar um programa de fidelidade de sucesso gira em torno de quatro elementos principais.

A seguir confira quais as características que vão alavancar a fidelização de clientes na sua empresa:

Simplicidade

Para que exista aderência do cliente, ele não pode se sentir confuso com o programa. O melhor sistema normalmente é o de pontuação, que pode ser trocada por serviços ou descontos.

O ideal é manter o sistema de pontuação conciso e usar números arredondados.

Por exemplo, a cada dez pontos, um desconto de R$10 reais. Esse exemplo funcionaria melhor do que algo do tipo: A cada 132 pontos, um desconto de 13%.

Quanto menos contas e análises o cliente precisar fazer para entender suas vantagens, melhor.

Procure, também, evitar cadastros muito longos e exigindo dados demais do cliente. Qualquer coisa que requeira mais do que um e-mail, nome e CPF tende a diminuir aderência drasticamente.

Prêmios Relevantes

Ninguém quer participar de um programa de vantagens com péssimas vantagens.

No momento de criar um programa de fidelidade, é importante garantir que os prêmios e descontos oferecidos são interessantes para o cliente.

No caso de prêmios e brindes, o ideal é que estejam relacionados ao serviço que você oferece sempre. Isso também se conecta com a simplicidade do plano. Se uma loja de sorvetes distribui como brinde óculos para cinema 3D, o cliente ficará confuso.

Falando dos descontos, o cliente deve sentir que os pontos gastos valeram a pena. Um desconto muito baixo faz com que o cliente não se sinta incentivado a acumular pontos ou fazer o registro no programa. Um desconto muito alto, por outro lado, pode prejudicar o orçamento do seu negócio.

Planeje-se com cuidado.

Responsabilidade

Cuidado com a forma de lidar com os dados coletados em cadastros.

A preocupação com a privacidade hoje é maior do que nunca, e seu cliente provavelmente se preocupa com isso também.

Usar os e-mails coletados para enviar informativos não solicitados é uma prática mal vista, que afasta clientes fiéis e inibe novos cadastros.

Sempre inclua no cadastro uma pergunta autorizando o envio de material de marketing!

Além disso, é necessário que os dados sejam guardados com segurança para que não haja vazamentos.

Mais um motivo para a regra da simplicidade: Quanto menos dados você precisar armazenar, melhor.

Alcance

Mesmo o melhor programa de fidelidade vai falhar se não houve aderência.

As pessoas precisam ficar sabendo que a sua empresa oferece vantagens. A tecnologia é uma ótima plataforma para isso.

O  App Freguês Fiel oferece uma plataforma onde você pode cadastrar o programa de vantagens da sua empresa. Isso não só ajuda na sua organização e no manuseio de dados, como diminui custos com impressão de cartões, adesivos e confecção de carimbos.

Mas principalmente, a plataforma permite que você atinja muito mais clientes.

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Se interessou em fidelizar seus clientes? Aprenda mais sobre o que você pode fazer com outros artigos no nosso blog:

Por que se preocupar com fidelizar clientes?

Mariana Colpo Castro
Fundadora da Plataforma Freguês Fiel

Por que se preocupar com fidelizar clientes?

Por que se preocupar com fidelizar clientes?

Muito se ouve falar sobre a importância de fidelizar clientes. Mas do que esse trata essa técnica, e principalmente: como ela pode ajudar sua empresa?

A fidelização de clientes é como chamamos a prática de proporcionar uma experiência agradável durante seu serviço a fim de que o cliente volte para sua empresa quando precisar de um serviço similar novamente.

Além disso, o cliente fidelizado tem grande chances de indicar sua empresa para amigos e conhecidos.

A seguir, vamos compreender melhor porque isso é tão importante.

Importância de fidelizar clientes

Com o competitivo cenário atual de mercado, sua empresa precisa se destacar para sobreviver.

O melhor jeito de fazer isso é tendo certeza de que os clientes que você conseguiu sempre voltarão. E mais do que isso: aumentar a possibilidade de um cliente indicar o seu serviço para outras pessoas.

Um cliente fiel gastará muito mais tempo e dinheiro com a sua empresa, aumentando seu valor.

Por exemplo: Imagine que um cliente passe cinco anos comprando com você, gastando uma média de R$ 100,00 por mês. Esse cliente é muito mais valioso do que um que gaste R$ 1.000,00 numa compra e nunca mais volte.

Além disso, um cliente fiel apresenta um valor em termos de publicidade. A recomendação é, afinal, a melhor propaganda.

Se um cliente sente-se valorizado pela sua empresa ele certamente fará recomendações para seus amigos e familiares.

Como fidelizar clientes?

Mas quais são, então, as formas mais eficazes de fidelizar clientes?

Primeiro, é importante conhecer o seu cliente. E então, reconhecê-los.

Vamos dar uma olhada nas características de uma empresa que mais chamam a atenção do consumidor:

1)  Atendimento diferenciado

É importante que sua empresa faça o cliente sentir que é valorizado.

Atender com atenção e educação, procurando não sufocar, é o primeiro passo para fidelizar clientes.

2)  Economia e bons preços

Cliente algum gosta de sentir que está sendo explorado.

Analisar seu produto e público-alvo e apresentar um preço compatível com ambos é essencial para garantir que o cliente concretize a compra. E principalmente, para garantir que ele volte.

3) Vantagens e Promoções

Quem não gosta de sentir que encontrou um ótimo negócio?

Apresentando vantagens e promoções frequentes, você se destaca da concorrência e oferece motivos a mais para que o cliente volte à sua empresa.

4) Confiança na marca

Construir a sua marca também é importantíssimo.

A fidelização de clientes ocorre de forma mais orgânica se sua marca for estruturada. Possuir uma identidade definida ajuda que o cliente consiga se ver na marca e possibilita a criação de laços.

É importante também que sua marca reflita confiança: um bom histórico em redes sociais e depoimentos positivos é indispensável no mercado atual.

5) Programas de Fidelidade

Um dos fatores mais importantes para fidelizar clientes é apresentar bons motivos para que eles voltem.

Os programas de fidelidade são perfeitos para isso, pois oferecem vantagens exclusivas para clientes fiéis.

A implantação correta desse tipo de programa garante que o seu cliente sinta que a empresa o valoriza e reconhece.

E quanto mais organizado for o programa melhor. Por isso criamos o App Freguês Fiel. Para ajudar sua empresa com essa organização.

O App elimina a necessidade de cartões impressos, carimbos, adesivos e outras inconveniências.

O aplicativo Freguês Fiel também permite que você gerencie sua base de clientes, permitindo que você conheça melhor seu público-alvo.

Além disso, é mais conveniente para seu cliente e aumenta a segurança do programa.

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Mariana Colpo Castro
Fundadora da Plataforma Freguês Fiel